sábado, 6 de março de 2010

" não é culpa minha sua projeção..."


Todos os dias nos deparamos com infinitas decepções. Podem ser "decepçõezinhas", ou aquela mega decepção, mas são decepções que teimam em fazer parte do cotidiano. Nos decepcionamos com o café que saiu meio fraco hoje, com a torrada que queimou, com a espinha que decidiu sair justo no dia da festa. Nos decepcionamos com nossos pais que não entendem nossa língua, com os amigos que as vezes esquecem a data do nosso aniversário, com a namorada que depois de diversos anos de namoro nunca conseguiu decifrar seus gostos. Enfim... são inúmeras situações que acabam contradizendo o que pensamos. Mas e de quem será a culpa por esse "tantão" de decepções diárias? Deve ser do horóscopo, afinal vênus e marte não estão em confluência com o sol né!? Ou deve ser do maldito pé esquerdo que insistiu em pisar o chão primeiro que o direito!? AH não... deve ser mesmo do olho grego que caiu da pulseira ontem e me deixou desprevinido contra más vibrações, não é!? Crenças e supertições a parte, quero destinar essa culpa a você nobre leitor deste post ( se é que você existe), quero culpá-lo por todas as decepções do seu dia-dia, por todas as frustações. Mas calma ai! Antes de abondonar este humilde blog de ilusões psicografadas por meus neurônios em confusão, quero te prôpor uma questão. Se você um dia encontrar uma pessoa legal, inteligente, bonita, aquela que você pediu a Deus pra casar, um verdadeiro componente de contos de fadas, perfeito te dando mole... O que você faz: a) agarra logo e leva pra casa
b) conhece mais um pouquinho e se encanta ainda mais
c) acaba acreditando que existem pessoas que te agradam completamente
ou
d) nem se ilude... afinal nada é perfeito, nada te agrada completamente, nada é legal, nada, nada, nada!

Então... se você respondeu uma das alternativas exceto a letra D, pode me acompanhar no raciocício. Um homem perfeito só se casa com uma mulher....PERFEITA! Um principe obviamente está a procura de uma PRINCESA. Portanto será eu ou você um principe ou uma princesa. NÃO! Então como casaremos com alguém digno de tal status? Você já deve tá perguntando onde eu quero chegar com todos estes exemplos né!? Pois bem. Quando eu falava que todas as decepções são culpa nossas, queria mesmo chegar ao ponto de dizer que sempre imcorremos ao erro da PROJEÇÃO. Projetamos pessoas perfeitas, amigos perfeitos, pais perfeitos.. tudo muito perfeito, e acabamos nos decepcionando perante o primeiro sinal de que estas pessoas não são perfeitas. Mas e nós? Somos perfeitos? Claro que não! E acabamos querendo que os outros sejam. Hipócritas! No fundo acabamos confundindo causa com efeito. Deixamos de buscar a perfeição em detrimento de projetar algo perfeito. E isso acaba nos trazendo infinitas decepções. Mas dentro deste incurso sobre perfeição entra a questão da humildade... será possivel ser perfeitos? Quero deixar dois pensamentos que tomo como conclusão deste post:
"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito."
(Fernando Pessoa)

"Detalhes fazem a perfeição e a perfeição não é um detalhe."
(Michelangelo)

Portanto creio eu que um dos passos para a perfeição seja a tolerância, pois somente com ela temos menos projeção, com menos projeção temos a certeza que ninguem é perfeito e com essa certeza somos mais humildes, assim sendo chegamos mais perto da perfeição.

Um comentário:

  1. Olá Rodolfo... Estou aqui correndo contra o tempo, cheio de coisas para fazer e passei para visitar seu blog.
    Preciso te falar que tenho alguns autores preferidos, que tenho livros na cabeceira da minha cama, que leio e coloco em prática o que gosto e que acho que cabe em minha vida.
    Seus posts são perfeitos!
    Também escrevi algo em meu blog sobre decepções e expectativas. Acho, de verdade, que seu texto "complementa" meus pensamentos...
    Sobre o que vc escreveu, que não sabe se este leitor existe, não tenha mais esta dúvida. EU sou seu leitor. EU acompanho seu blog. EU tenho prazer em parar tudo o que estou fazendo, pausar a Maria Gaduh no Windows Media Player e ler o que você pensa.
    Se você escrever um livro, já tem o primeiro cara da fila para um autógrafo!
    Continue escrevendo. Volto sempre aqui!
    Forte abraço!
    Carpe Diem!
    Afonso Jr.

    ResponderExcluir