quinta-feira, 25 de março de 2010

Um elogio pelo amor de Deus...


Críticas, críticas e críticas. Você já parou pra pensar em quantas críticas você lança todos os dias? Difícil né! Criticamos tudo, desde o amigo ao inimigo. Parece que todos os dias reservamos um momento para destilar o nosso maldozo veneno sobre os outros. As vezes culpamos o inconsciente por isso. Outras vezes, como donos da verdade, lançamos algo do tipo: TÔ MENTINDO, TÔ MENTINDO... EU FALO MESMO!Parece que os valores pessoais acabam ocultos diante de gritantes defeitos ao nossos olhos... Ou será que nossos olhos estão retratando uma inversão de valores? Vai saber! Só sei é que cada dia é mais difícil ver um elogio. Cada dia é mais difícil elogiar alguém. Parece que foi-se o tempo em que os pais se orgulhavam dos filhos, hoje estes não fazem mais que a obrigação. Foi-se o tempo em que um amigo elogiava o outro, hoje eles são no mínimo concorrentes que se abraçam, pra não dizer coisa pior. Foi-se o tempo que o HOMEM elogiava valores maiores que padrões de beleza. Hoje o elogio vai pro corpo da fulana, pra barriga de tanquinho do beltrano.... esses elogios vão apenas para os ditadores de convenções. E nós, meros mortais? Ficamos aqui, criticando e criticando, e esquecendo que ao nosso lado, tem o pai, a mãe, o irmão, o amigo, o cãozinho, que estão cheios de virtude lindas, e que desfalecem aos nossos olhos; pois o pai só serve pra mandar, a mãe pra atrapalhar, o irmão pra pirraçar, o amigo pra badalar, e o cãozinho pra morder. É difcil validar as qualidades de alguém? Não, não é! O problema é que somente percebemos estes valores nos momentos em que estamos cheios de fragilidades. Basta pegar aquela virose forte, e passar pela sua cabeça a sensação de impotência que pronto: o pai vira "aquele que se importa e vai comprar o remédio", a mãe, aquela que faz o colo quentinho pra sua cabeça, o irmão aquele que fica conversando até você dormir, o amigo, aquele que deseja mundialmente pelo orkut sua recuperação, o cãozinho, aqule que fica te olhando com uma carinha de tristeza como se estivesse sentindo suas dores... É! Nesses momentos de vulnerabilidade que ficamos mansos, que nossos olhos se abrem a nitidez dos valores das pessoas que nos rodeiam. Infelizmente esses momentos são excepcionais. Basta recuperar a saúde, e alguém te contrariar que pronto: todo valor fica turvo. Somo chatos, não!? Pois é... um dia a gente perde de vez a oportunidade de validar alguém e ficamos mergulhados no imenso oceano do ARREPENDIMENTO. Aí não tem mais volta! Passou! Se foi! "Escafedeu-se". Creio que não precisamos ser diplomatas no campo do elogio, mas podemos mudar nossa visão com destino aos valores que todos têm. Enfim: Mais do que pensar… é preciso dizê-lo!




Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.

Fernando Pessoa

4 comentários:

  1. Gostei do tema do seu post, e esse elogio é verdadeiro! Eu sou bombardeada por criticas o tempo todo, não me pouparam nem quando minha filhinha ficou doente recentimente, parece que as pessoas não conseguem ver as coisas boas que eu faço. É por isso que vou para de faze-la.

    ResponderExcluir
  2. mUITO boM seu blog! Gostei, para um blog recente, está bem bom! XD
    Ósculos e Amplexos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Seus posts são cada vez melhores...
    Esse, vou copiar, colar no word e enviar para algumas pessoas especiais... Adorei o cachorrinho! COmpletou e deu vida ao texto!
    Ah, no e-mail que enviar vou citar fonte e autor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir